Minha foto
Um macaco que pensa que pensa.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Ensaio sobre os políticos.



Nicolau Maquiavel, em italiano Niccolò Machiavelli, (Florença, 3 de maio de 1469 — Florença, 21 de junho de 1527) foi um historiador, poeta, diplomata e músico italiano do Renascimento. É reconhecido como fundador do pensamento e da ciência política moderna, pelo fato de haver escrito sobre o Estado e o governo como realmente são e não como deveriam ser. Os recentes estudos do autor e da sua obra admitem que seu pensamento foi mal interpretado historicamente. Desde as primeiras críticas, feitas postumamente por um cardeal inglês, as opiniões, muitas vezes contraditórias, acumularam-se, de forma que o adjetivo maquiavélico, criado a partir do seu nome, significa esperteza, astúcia.
Niccolò di Bernardo dei Machiavelli viveu a juventude sob o esplendor político de Florença durante o governo de Lourenço de Médici e entrou para a política aos 29 anos de idade no cargo de Secretário da Segunda Chancelaria. Nesse cargo, Maquiavel observou o comportamento de grandes nomes da época e a partir dessa experiência retirou alguns postulados para sua obra. Depois de servir em Florença durante catorze anos foi afastado e escreveu suas principais obras. Conseguiu também algumas missões de pequena importância, mas jamais voltou ao seu antigo posto como desejava.
Como renascentista, Maquiavel se utilizou de autores e conceitos da Antiguidade Clássica de maneira nova. Um dos principais autores foi Tito Lívio, além de outros lidos através de traduções latinas, e entre os conceitos apropriados por ele, encontram-se o de virtù e o de fortuna.
Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Nicolau_Maquiavel

Maquiavel, o pai da política. Político, Esperto, astuto.
Não é movido pela inspiração e sim pela revolta que irei escarrar palavras desagradáveis sobre os políticos brasileiros. Revolta essa que a muito eu cozinho em fogo brando, mantendo-a bem esperta. Trabalho em empresa pública desde 2001. Sempre de olhos e ouvidos atentos observei o produto final da política. Vi mercados públicos se transformarem rapidamente em pavimentações de ruas já pavimentadas. Vi prefeitos de pequenas cidades esperarem o dia todo, por não pertencer à mesma coligação do secretário. Vi secretárias incapazes de dar um bom dia, beijando crianças remelentas em tempos de campanha; Vi o uso e abuso da máquina pública. Vi quem viu isso tudo e apoiou, vi quem não apoiava e não viu e vi quem viu, não apoiava, mas não podia fazer nada. Ninguém pode fazer nada. O sistema político brasileiro favorece a corrupção. E quem alimenta o sistema são os políticos. Políticos não caem do céu. Eles vêm do povo. E quanto a honestidade do povo? O que dizer da honestidade do brasileiro?
Povo esperto. Astuto. Mas que não quer saber. Eu nem sei se eu quero saber também. Também não quero sabe desse texto. Texto chato.
O fato é que de todos os seguimentos, populares ou não, surgem políticos. Maquiavelicamente eu poderia definir o político como o cidadão mais esperto e astuto dentre os cidadões de determinada região, ou cidade, bairro, rua, comunidade carente, favela, sindicato, assentamento, a “mulesta”!
É aquele esperto, tipo popular, que começa representante de turma na escola, ganha gincana, depois forma chapa em grêmio estudantil... O Tipo que começa administrando a grana da xerox do grêmio da faculdade, mobiliza os estudantes a participarem de passeatas de greve com o sindicato dos professores. Nem sempre eloqüente, mas não pode ver um microfone que tá lá começando a frase tipo: Companheiros... Putz! Eu escrevi duas palavras fodas ali em cima e nem percebi. Passeata e greve. Greeeeeveeee caraleo!!!! GREVE! Onde você ver essa palavra traduza como: Vende-se votos.
Todo aspirante a político adora uma passeata e mais ainda uma greve. Tem quem faça passeata até pra atropelamento de cachorro. Não há forma melhor de se aproximar dos que já estão no poder se não os incomodando. Delírio? Pode ser. Mas esse ano vocês irão presenciar greve de tudo e de todos. Todos os que ainda não estão comprados ou vendidos, coligados. É ano de eleição. Está aberta a temporada de caça e comercialização de votos. Ou politicamente falando: Cooptação de pessoas. UUi!!!
O astuto da comunidade junta a massa e faz uma passeata pedindo qualquer coisa como forma de mostrar aos atuais espertos a quantidade de votos que ele tem. Os espertos pedem que o astuto junte uma comissão para poder ser recebido; Sorrisos, cafezinho, água, biscoitos, promessas... e o esperto já garante os esfomeados que ficam distribuindo panfletos, segurando bandeira e se degladiando com os mastros das mesmas nas ruas, para ganhar dez reais no final do dia.
Se você preferir pagar ao receber, tem também os jantares e almoços de adesão. Boa bebida e comida farta. Mulheres bonitas. Um convite sai por cinqüenta, cem, vai depender da sua disposição, moral ou astúcia. Se você for do tipo Chapolin pode até ser convidado sem ter que pagar nada. Comer, beber, sorrir, azarar e sair falando mal. Tá bom! Ou melhor: tá chato! O importante é que em ano de eleições majoritárias também é ano de copa do mundo. Todos vestirão as cores da bandeira, todos amarão a pátria, iremos reaprender a cantar o hino, apenas a primeira parte e perdendo ou ganhando todos irão beber, comer e se emocionar... me deu enjôo. Depois das eleições algumas moscas serão substituídas mas a merda continuará a mesma. Mas aí o campeonato brasileiro vai estar pegando fogo e muitos sequer irão lembrar para quem vendeu o voto. Mas o esperto com certeza sabe que em 2011 a prioridade é o aumento do próprio salário; ou do auxílio paletó; ou do auxílio moradia; ou do limite do cartão corporativo; ou da verba de gabinete...

Algumas frases atribuídas ao pai da política.
- "Os homens ofendem mais aos que amam do que aos que temem."
- "O desejo de conquista é algo natural e comum; aqueles que obtêm sucesso na conquista são sempre louvados, e jamais censurados; os que não têm condições de conquistar, mas querem fazê-lo a qualquer custo, cometem um erro que merece ser recriminado."
- "Nada faz o homem morrer tão contente quanto o recordar-se de que nunca ofendeu ninguém, mas, antes, ajudou a todos."
- "Quem do prazer se priva e vive entre tormentos e fadigas, do mundo não conhece os enganos."
- "Todos os profetas armados venceram, e os desarmados foram destruídos."
- "A ambição é uma paixão tão forte no coração do ser humano, que, mesmo que galguemos as mais altas posições, nunca nos sentimos satisfeitos."
- "Os homens quando não são forçados a lutar por necessidade, lutam por ambição."
- "O homem que tenta ser bondoso todo tempo está fadado à ruína entre os inúmeros outros que não são bons."
- "O homem esquece de forma mais fácil a morte do pai do que a perda do patrimônio".
- "Na política, os aliados atuais são os inimigos de amanhã."

Nenhum comentário: