Minha foto
Um macaco que pensa que pensa.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

A Filosofia da liberdade.



Não me recordo exatamente quando e onde, mas me recordo do choque que foi quando descobri que eu não sou livre. Ah! E nem você. Eu estava aqui na empresa. Lembro-me que passei o dia todo mal por isso. Já deve ter uns dois anos ou mais.
Estava eu procrastinando pela web, quando tropecei em um link que leva ao vídeo "A filosofia da liberdade".
A única conclusão que eu pude ter depois de tê-lo assistido várias vezes e até digitado o texto, foi que eu estava longe de ser livre. Nem percebia que estava preso. Me senti o próprio "New" quando no filme Matrix descobre a "verdade" depois de tomar a pílula vermelha. Ficção à parte, me refiro a um coplexo mecanismo de normas, marcas, registros, códigos alfa, numéricos, e alfa-numéricos, que, como produtos e ou animais, proporciona identificação e controle.
Acho que tô arrudiando feito cachorro querendo cagar. Normal.
Assim como "animais de abate", (Sou vegetariano por motivos que postarei aqui em breve.) nossos corpos há muito não nos pertence.
Você pode estar se perguntando: E a quem pertenceria, seu paranóico?
Ainda não sei. Mas até onde eu consigo "ver", pertence ao Estado. O Estado, por exemplo te proibe de sair ou entrar em determinados territórios, te proibe de abortar, suicidar-se, prostituir-se. O Estado determina as drogas você pode usar e as que não pode. O estado determina os jogos de azar que você deve apstar seu dinheiro. Comprovada a invalidez do seu corpo, o estado o entrega aos seus parentes, que então terão que pagar taxas para te descartar perante a natureza. O Estado tb determina e regula formas e locais de descarte.
Ainda se sente livre? Sim?
E o que você faz com sua liberdade?
Escolhe o canal de tv que vai assistir? Escolhe a roupa q vai usar, o sapato, a sandalia? À vista ou parcelado? PT ou DEMO? cerveja, vinho ou cachaça? hollywood ou marlboro? megasena, loteca ou time mania?
Enquanto isso, você se enrosca ainda mais e o Estado vai recolhendo metade das tuas cifras. Se ele te dá o que promete: "Por favor me desculpe, sr Estado! Eu tô só elucubrando umas besteiras... nada sério..."

Segue o texto do vídeo:


A filosofia da liberdade

A filosofia da liberdade se baseia no principio de auto-domínio.

Você é dono da sua vida. Negar isso é implicar que outra pessoa é mais dona da sua vida do q v
ocê mesmo. Nenhuma outra pessoa ou grupo de pessoas é dona da sua vida, nem tampouco você é dono das vidas dos outros. você existe no tempo:

Passado; Presente; Futuro

Isso se manifesta em:

Passado = produto de sua Vida e Liberdade
Presente = Liberdade
futuro = Vida

Perder sua Vida é perder o seu Futuro, perder a sua liberdade é perder o seu Presente e perder o produto da sua Vida e Liberdade é perder o padaço do seu Passado que o produziu.

O produto da sua Vida e Liberdade é a sua Propriedade que por sua vez é o fruto do seu tabalho, o produto do seu Tempo, Energia e Talento. Propriedade é a parte da Natureza q v
ocê transforma para o uso valoroso. Propriedade é a propriedade dada através da troca voluntária e do consentimento mútuo. Duas pessoas que trocam Propriedade voluntariamente estão ambas se beneficiando, se não elas não o fariam. Só elas podem corretamente tomar essa decisão por si mesmas.

As vezes algumas pessoas usam Força ou Fraude para tomar dos outros sem seu consentimento voluntário. A iniciação da Força ou Fraude para tomar a vida é assassinato, para tomar liberdade é escravidão e para tomar propriedade é roubo. É a mesma coisa se essas ações são tomadas por uma pessoa agindo só, pelos numerosos agindo contra os poucos ou mesmo por autoridades com chapéus elegantes.

V
ocê tem o direito de proteger sua vida, liberdade e justamente adquirida propriedade da agressão forçosa dos outros. você pode pedir a outros para lhe ajudar. Mas você não tem o direito de iniciar força contra a vida, liberdade ou propriedade dos outros. Portanto, você não tem o direito de designar uma pessoa para iniciar força contra outros em seu lugar. Você tem o direito de procurar lideres para si mesmo, mas não tem o direito de impor lideres nos outros. Não importa como as autoridades são selecionadas, eles são só seres humanos e não tem o direitos maiores q quaisquer outros seres humanos. Não importa os rótulos imaginativos para o seu comportamento ou o numero de pessoas lhes encorajando, oficiais não tem o direito de assassinar, escravizar ou roubar. Você não pode dar esses direitos que você próprio não tem.

Já q v
ocê é dono da sua vida, você é responsável pela sua vida. Você não aluga a sua vida de outros que demandam a sua obediência. Nem você é escravo daqueles que demandam o seu sacrificio. Você escolhe os seus objetivos baseado nos seus valores. Sucesso e falha são ambos incentivos necessários para aprender e crescer. Sua ação em nome dos outros ou a ação deles em seu nome só é virtuosa quando ela é derivada de consentimento mútuo voluntário pois a virtude só existe quando existe a livre escolha. Está é a base de uma sociedade verdadeiramente livre. Não é somente a fundação mais prática e mais humanitária para a ação humana, também é a mais ética. Problemas do mundo que surgem da iniciação da força do governo tem solução.

A solução é as pessoas do mundo pararem de pedir a oficiais do governo para iniciar força em seu nome. O mal não vem somente de pessoas más, mas também de pessoas boas que toleram a iniciação da força como um meio para seus próprios fins. Desta maneira, pessoas boas concederam poderes a pessoas más por toda a história.

Ter confiança numa sociedade livre é focalizar no processo de descoberta no mercado de valores ao invés de focalizar em alguma visão ou objetivo imposto. Usar a força do governo para impor uma visão nos outros é preguiça intelectual e tipicamente resulta em consequencias perversas, não desejadas. Uma sociedade livre exige a liberdade de pensar, falar e agir principalmente quando é mais fácil não fazer nada!

"O pardal não canta bem, mas só vive solto".

Nenhum comentário: